De acordo com o estudo, o segmento de vestuário feminino, masculino e infantil movimentará em 2011 cerca de R$ 95 bilhões, representando um consumo per capita de R$ 492 ao ano.
Já no segmento de calçados e acessórios (incluindo bolsas, malas e outros), o potencial de consumo projetado para o ano é de R$ 40,6 bilhões em todo o Brasil. O consumo per capita dessa categoria é estimado em R$ 210.
Somadas, as duas categorias da moda movimentarão no ano R$ 135,6 milhões, representando um gasto de R$ 702 por pessoa.
Potencial de consumo por classe
A classe B deverá ser responsável pela maior parcela deste consumo: R$ 56,3 bilhões (42% do consumo total de moda). De acordo com o Critério Brasil, a classe B representa atualmente 24% das famílias que residem na área urbana e apresentam renda média familiar aproximada entre R$ 3.000 e R$ 12.000.
Embora a classe C tenha chegado muito perto da B em volume de consumo, ela ainda não conseguiu superá-la e deve representar aproximadamente 39% do potencial total do consumo de moda este ano (R$ 52,3 bilhões). Ela corresponde a 50% das famílias que residem em área urbana e têm renda mensal aproximada entre R$ 700 e R$ 2.999.
As classes DE compõem o menor grupo de consumo para varejo de moda. O volume deste grupo neste ano deverá ficar em torno de R$ 8,8 bilhões e, provavelmente, parte deste será absorvido pelo comércio informal. As classes DE representam 24% das famílias residentes em áreas urbana e têm renda média mensal inferior a R$ 700.
Classe | Número de domicílios em área urbana | % Domicílios | Potencial de consumo para varejo de moda - 2011 | % Potencial de consumo |
A | 1.269.475 | 2,5 | R$ 18,1 | 13,3 |
B | 11.800.129 | 23,5 | R$ 56,3 | 41,5 |
C | 25.275.888 | 50,4 | R$ 52,4 | 38,6 |
DE | 11.853.982 | 23,6 | R$ 8,8 | 6,5 |
Total | 50.199.474 | 100,0 | R$ 135,6 | 100,0 |
Fontes: Ketchum Estratégia / Comunicação Institucional IBOPE