terça-feira, 19 de outubro de 2010

Israelenses criam nova tecnologia para detectar câncer de pele

Uma invenção israelense poderá revolucionar o modo de se diagnosticar câncer de pele. A nova tecnologia utiliza cabos de fibra ótica para verificar, através de alteração da temperatura, quais verrugas ou pintas são potencialmente malignas.

Ensaios clínicos no Centro Médico Rabin, em Petah Tikva, mostraram que esse novo procedimento é 92% eficaz na detecção de certos tipos de câncer de pele na fase inicial – uma taxa superior à de qualquer tecnologia disponível atualmente.

O dispositivo, chamado Skinscan 650, está em fase final de testes e deverá entrar em funcionamento em meados de 2011.

Atualmente, o médico examina visualmente verrugas ou pintas suspeitas de um paciente antes de enviá-lo para uma biópsia. A nova tecnologia se baseia na constatação de que as células cancerosas se proliferam mais rapidamente do que as células saudáveis, e de que sua atividade metabólica acelerada libera energia em uma freqüência maior.

Com o Skincan 650, uma fonte de luz projeta raios sobre a lesão; as células absorvem parte desses raios e refletem a luz de volta. Esse reflexo é recolhido e os dados ópticos são transformados em dados digitais para a avaliação.

Fonte: Assessoria do do Centro de Mídia Brasil-Israel (Cembri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário