Uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) necessita de voluntários homens, com idade entre 40 e 65 anos, para participar de estudo que pretende avaliar o impacto do Diabetes Mellitus na função cardiorespiratoria, além de verificar se há relação entre essas variáveis e mediadores inflamatórios..
O estudo acontece com 20 voluntários saudáveis e 20 portadores de Diabetes. No trabalho serão aplicados teste ergométrico clínico com cardiologista; espirometria (exame que mede a velocidade e a quantidade de ar que colocamos para dentro e para fora dos pulmões, conhecido com "teste do sopro"); e ergoespirometria (exame que possibilita determinar variáveis respiratórias, metabólicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exercício). Também será realizado um exame de sangue, que servirá para avaliar os índices dos mediadores inflamatórios, além de hemograma, perfil lipídico e hemoglobina glicada. Os procedimentos serão aplicados no Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do DFisio da UFSCar.
Os voluntários não devem fumar e nem possuir histórico de tabagismo e não podem apresentar doença pulmonar crônica prévia ou doença inflamatória crônica.
Os interessados podem entrar em contato até junho de 2011 pelo telefone (16) 3351-8705.
Fonre:USFCAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário