quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dia do enfermeiro


Hoje, comemora-se, mundialmente, o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem que nasceu em 12 de maio de 1820. Também comemoramos no Brasil, no dia 20 de maio, o dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, em memória do falecimento de Ana Neri em 20 de maio de 1880.
Maio é o mês das Mães e nada mais justo do que falar sobre estas duas mulheres tão valorosas, que foram mães de muitos soldados feridos e prestar uma singela homenagem a todos os enfermeiros (as) que se entregam de corpo e alma a esta nobre tarefa de cuidar de nossa saúde.
Parabéns a todos os enfermeiros!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Etiqueta de roupa íntima terá de alertar sobre câncer

Roupas íntimas terão de ser vendidas no Brasil com etiquetas que alertarão contra os cânceres de mama, colo de útero e próstata. O projeto de lei que prevê a nova regra foi aprovado ontem de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Como o projeto já havia passado pelo Senado, o texto seguirá para a sanção presidencial, caso não haja recursos no prazo de cinco dias.
Pela proposta, as cuecas de tamanho adulto terão de trazer uma etiqueta com advertência sobre a importância do exame de câncer de próstata para os homens com mais de 40 anos.
Também será obrigatória a fixação de mensagem em calcinhas no tamanho adulto sobre "a importância do uso de preservativos como forma de prevenção do câncer de colo de útero e da realização periódica, por todas as mulheres com vida sexual ativa, de exames de detecção precoce dessa doença".
Nos sutiãs, a etiqueta deverá alertar sobre a importância do autoexame dos seios para detecção precoce de câncer de mama, além de trazer informações sobre como fazer o exame.
A regra se aplica a todas as peças produzidas ou vendidas no Brasil, mesmo aquelas importadas.

Fonte: Folha de S. Paulo

Papanicolaou gratuito em Guarulhos

Seguem abertas as inscrições para atendimento gratuito oferecido pela Campanha de Prevenção ao Câncer, iniciativa desenvolvida pelo curso de Enfermagem da Universidade Guarulhos, localizado na Praça Tereza Cristina, 88.
Dois tipos da doença estão na mira dos profissionais: Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama.

As pessoas interessadas no serviço podem fazer o agendamento pelo telefone (11) 2464-1188. O atendimento acontecerá nos períodos da manhã (7h30 às 11h30) e noite (19h às 22h). Não é necessário ter pedido médico ou mesmo encaminhamento de outro serviço.

Até 31 de maio, data prevista para o término da Campanha, serão oferecidos atendimentos e orientações gratuitos para prevenção das doenças. A realização do exame de papanicolaou está entre as ações.

 Fonte: Assessoria de Comunicação - UnG

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Samcil fecha hospitais e deixa enfermeiros desempregados

Com o fechamento de hospitais desde o ano passado, a rede Samcil informou, no dia 18 de abril, aos profissionais do Hospital Panamericano que deveriam permanecer em suas casa para que houvesse definição da situação até o dia 02 de maio.
Com tal acontecimento, o SEESP se reuniu com os enfermeiros e Recursos Humanos da instituição para entrega de um comunicado sobre a colocação a venda da carteira de associados da Samcil. No dia 29 de abril a compra da carteira foi feita pela Greenline. Os profissionais estão sendo demitidos, incluindo ainda os do Hospital São Leopoldo e Vasco da Gama.
A Samcil tem 10 dias para efetuar o pagamento das verbas rescisórias e para realizar a homologação. O SEESP se mantém atento nas datas para que não haja enfermeiros prejudicados.
Fonte: Parágafo Comunicação