sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

No período de férias, atenção na saúde bucal das crianças deve ser redobrada



Em férias escolares, é muito comum que as crianças saiam da rotina necessária para o cuidado com a saúde bucal, esqueçam de escovar os dentes e abusem do seu maior vilão, os doces. Isso com certeza agrava o já comprometido cenário de saúde bucal das crianças brasileiras: segundo dados do Ministério da Saúde, em 2010, 56% das crianças de 12 anos apresentavam pelo menos um dente com cárie. Entre os pequenos na faixa dos cinco anos, o índice chegou a 60%, com um agravante, 80% não tratavam os dentes de leite.

É na primeira infância que se dá a calcificação dos dentes permanentes. Segundo André Tozi, dentista da Odontoclinic especialista em ortodontia, maior rede de clínicas odontológicas do País, a dentição de leite é muito importante para que os dentes permanentes nasçam corretamente. “A criança deve aprender a importância de cuidar dos dentes e da higiene da boca desde cedo, pois ela precisa ser estimulada e gostar de cuidar dos dentes. Os pais devem comprar uma escova infantil para motivá-la, que deve ter a cabeça pequena, cantos arredondados e laterais emborrachadas para proteger a gengiva. As cerdas devem ser macias, de pontas arredondadas e tufos frontais mais altos para higienizar os dentes mais distantes”, explica Tozi.
Veja algumas dicas de escovação, segundo o dentista da Odontoclinic, Rogério Tozi:
Até os Dois anos

- Use uma gaze ou uma fralda úmida para limpar as gengivas, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes. Quando estes começarem a nascer, faça da seguinte forma:
- Fique atrás da criança, com uma das mãos, afaste os lábios e bochechas da criança. Com a outra mão escove o lado de fora e de dentro dos dentes em movimentos circulares;
- Escove a parte de cima dos dentes com movimentos de "vai-vem";
- Escove também a língua e inicie o uso do fio dental.

Sete aos Doze anos

Crianças de sete anos já devem escovar seus próprios dentes da seguinte forma:
- A criança deve manter a boca fechada e escovar os dentes em movimentos circulares do lado de fora;
- Com a boca aberta deve repetir o mesmo movimento no lado de dentro;
- Escove a parte mastigatória dos dentes com movimentos de "vai-vem";
- Escove a língua e use o fio dental. Os pais devem supervisionar a escovação e visitar o dentista regularmente para evitar problemas odontológicos sérios.
- Não deixe que a criança use mais pasta de dente do que o recomendado (tamanho de uma ervilha).

Fonte: CDI Comunicação Corporativa

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

4 de janeiro, Dia Mundial do Braille



Baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o Sistema Braille permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática. Esse sistema adapta-se perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque.

Foi graças ao francês Louis Braille, nascido em 4 de janeiro de 1809, que as pessoas cegas puderam beneficiar-se da escrita e da leitura. Uma das maiores imprensas braille do mundo em capacidade produtiva, a Fundação Dorina produziu em 2011 mais de 270 novos títulos em braille, que totalizaram mais de 90 mil exemplares distribuídos para cerca de 2.000 organizações e para todas as 5.000 bibliotecas públicas municipais do país, uma iniciativa pioneira na história da instituição.

A Fundação Dorina oferece ainda para crianças e jovens com deficiência visual o programa de educação especial destinado a enriquecer o seu processo de desenvolvimento, incentivando sua aprendizagem e inclusão em escolas regulares por meio de aulas de braille, orientação e mobilidade, atividades da vida diária, entre outros atendimentos terapêuticos.

A cada semestre a instituição realiza cursos de capacitação para professores. Neste ano, as atividades iniciam com o curso “Braille para Educadores - Apoio Essencial em Sala de Aula”, de 16 a 20 de janeiro de 2012, das 8h00 às 12h00.

Dados do IBGE:
Segundo os novos dados do censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste mês, existem no Brasil 6.585.308 pessoas com deficiência visual. Deste total, 582.624 pessoas possuem cegueira e 6.056.684 possuem baixa visão. O número representa 3,5% dos brasileiros, ou seja, a deficiência com maior incidência na população do país. A pesquisa revela ainda que 23,91% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

Fonte: Daniela Santos Coutelle

V edição do Revelando São Paulo em Atibaia reúne 80 municípios

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Prefeitura Municipal de Atibaia, o V Revelando São Paulo Entre Serras e Águas será realizado de 5 a 8 de janeiro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni, mostrando a diversidade da cultura raiz e tradicional da região.

Com entrada gratuita, o evento dispõe de 30 espaços culinários, 50 de artesanato, Rancho Tropeiro, espaço indígena, cortejos pelas ruas da cidade e a corrida de cavalhada. No palco, aproximadamente 110 grupos trarão manifestações artísticas durante os quatro dias do evento. Toda a programação do festival será transmitida pela internet na “TV Revelando” por meio do site www.revelandosaopaulo.org.br, das 10h às 22h.

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois de peregrinar por Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Várzea Paulista, Itupeva e Bom Jesus dos Perdões, chega na quinta-feira (5) ao Parque, às 12h, marcando o início do festival com apresentações de 20 duplas de violeiros, duas orquestras e quatro grupos de catira, com muita música de raiz sertaneja.

Fontes: Secretaria de Estado da Cultura e jornalista Thiago Sogayar Bechara