sexta-feira, 16 de setembro de 2011

10 coisas que levei anos para aprender

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".

8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.

10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Texto de Airton Queiroga

Hipotireoidismo: diagnóstico preciso proporciona melhor qualidade de vida

Mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide entre 30 e 40 anos, principalmente o hipotireoidismo. Nesse caso, a glândula tireoide – que tem a forma de uma borboleta e está localizada logo abaixo daquela saliência conhecida como “pomo-de-adão” – passa a apresentar redução na quantidade de hormônio tireoidiano (T3 e T4), comprometendo diversas funções do organismo. Um diagnóstico preciso é fundamental para garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.
Fadiga, enfraquecimento das unhas, queda acentuada de cabelo, sonolência, ganho de peso, constipação e dor no corpo são alguns dos sintomas da doença, que variam de pessoa para pessoa. Algumas chegam a apresentar depressão e perda de memória. Com tantas manifestações distintas, somente um diagnóstico acertado poderá controlar o problema.

Em 97% dos casos, a presença de um nódulo na tireoide não significa que a pessoa esteja com câncer. A doença é detectada, geralmente, em 3% dos nódulos de tireoide. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer tem baixa ocorrência e costuma apresentar ótima evolução. Entretanto, pacientes com história de irradiação prévia na região do pescoço ou com histórico de doença tumoral tireoidiana na família deverão ser submetidas a uma pesquisa clínico-laboratorial e exames de imagem mais minuciosos.

Na opinião dos especialistas, como o Brasil tem proporções continentais e nem todos os centros diagnósticos podem contar com equipamentos de ponta e operadores bem treinados, há casos em que é preferível se concentrar nas características apresentadas pelo ultrassom para tentar selecionar os nódulos com risco aumentado para câncer.

Fonte: Dr. Osmar Saito, médico radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) – SP

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estudo revela o que leva uma pessoa a ter dor de cabeça em diferentes regiões do Brasil


Na região Sul e Sudeste, o estresse leva ao desenvolvimento de dor de cabeça. Nas outras regiões, o sistema de saúde precário faz com que as cefaleias episódicas evoluam para cefaleia crônica diária.

Uma pesquisa feita pelo pesquisador Luiz Paulo de Queiroz e um dos destaques do Congresso Brasileiro de Cefaleia, revela que existem diferentes razões para o desenvolvimento de dores de cabeça em diferentes regiões no Brasil. Tal estudo demonstra como o sistema de saúde público deve agir em cada região ao entender os reais motivos que desencadeiam as dores. Foram entrevistados 3848 sujeitos das cinco regiões do País.

Na região Sul e Sudeste, o estilo de vida mais estressante e competitivo faz com que os indivíduos destas regiões desenvolvam dores de cabeça. Na primeira fase da pesquisa do Dr. Queiroz foi constatado prevalência de enxaqueca em 20,5% da população do Sudeste e 16,4% no Sul. Na cefaleia crônica diária, as duas regiões têm taxas de prevalência de 6,2%.

Outro aspecto curioso é em relação aos fatores genéticos. Nos estudos epidemiológicos realizados no resto do mundo, a prevalência de enxaqueca é maior: na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e África. Segundo o censo brasileiro, os habitantes do Sul e Sudeste têm uma maior proporção de pessoas com ascendência europeia, e os das outras regiões, maior proporção de descendência africana. Na análise de Queiroz, esta pode ter uma influência provável.

Nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a pesquisa demonstra claramente a influência de um sistema mais precário de saúde pública nessas regiões, pois os indivíduos que têm cefaleias episódicas, se não diagnosticados e tratados adequadamente, evoluem para cefaleia crônica diária. A prevalência de enxaqueca é de 9,5%, 8,5% e 13,6, respectivamente, e de cefaleia crônica diária, 11,8%, 10,2% e 7,7%.

Fonte: Trixe Comunicação Empresarial

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Campanha da Nestlé conscientiza população sobre a importância do café da manhã



A unidade de cereais matinais da Nestlé está realizando uma iniciativa inédita para conscientizar as mães sobre a importância do café da manhã para o desenvolvimento das crianças. Levantamento exclusivo realizado pela empresa MarketTools, a pedido da Nestlé, mostra que, embora a maioria das crianças brasileiras tome café da manhã regularmente, grande parte das mães está insatisfeita com sua qualidade. Os resultados apontam ainda que 99% das mães concordam que esta refeição é muito importante para saúde dos filhos, mas pouco mais da metade acredita que a refeição está balanceada.

O levantamento realizado mostra que metade das mães afirma que os filhos comem sempre ou quase sempre os mesmos alimentos. Para 59% dessas mães, isso ocorre porque os filhos não querem abrir mão de seus alimentos preferidos. Segundo 20% delas, o cardápio se repete porque outras opções são mais caras e 15% não têm tempo de preparar outras coisas.

Para conscientizar mães sobre a importância dessa refeição para o desenvolvimento das crianças, a unidade de cereais matinais da Nestlé desenvolveu a campanha “Café da manhã é + do que Você Imagina!”, que levará informações a formadores de opinião ligados à saúde, nutrição e educação em oito cidades brasileiras.

As madrinhas dessa campanha serão as celebridades e também mães Malu Mader, Julia Lemmertz, Maria Paula e Nívea Stelmann. Elas se revezarão entre as cidades do Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Em cada uma das cidades será realizado um café da manhã onde a nutricionista Dra. Camila Freitas explicará a importância dessa refeição e apresentará diferentes opções de cardápios. Esses eventos regionais seguirão um formato de talk show, em que a nutricionista se dividirá com a celebridade para passar a mensagem de quão importante é começar o dia com alimentos nutritivos e saborosos.

A campanha traz a um site que reúne informações sobre os benefícios do café da manhã e conta com uma ferramenta que permite comparar diferentes cardápios e buscar a combinação mais equilibrada. Em www.maisdoquevoceimagina.com.br, os visitantes encontram os alimentos normalmente consumidos no café da manhã e podem fazer combinações, verificando o valor energético e de alguns nutrientes em cada uma.

Fonte:The Jeferry Group

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Emissora inicia seu programa de estágio em 2012

Estudantes das faculdades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo têm até o dia 25 para se inscrever no “Programa Estagiar”, iniciativa da Rede Globo que oferece aos universitários a oportunidade de conhecer diversos departamentos da empresa e aprender na prática o que estudam nas salas de aula. Estão disponíveis vagas para diversos cursos como Administração de Empresas, Ciência da Computação, Economia, Engenharia, Informática, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, entre outros.

Os alunos podem se inscrever através do site www.redeglobo.com.br/estagiar. No Rio de Janeiro, o candidato tem que ter previsão de formatura entre dezembro/2012 e dezembro/2013. Já em São Paulo e Brasília, é necessário formar-se até dezembro/2012 ou julho/2013. A expectativa de permanência no estágio é 12 meses. Além da bolsa-auxílio, os estagiários recebem auxílio-transporte, vale-refeição e seguro de vida em grupo.

Programa Técnico - A Rede Globo também oferece o “Programa Técnico”, voltado para jovens com idade mínima de 17 anos e que se formarão em dezembro de 2011 e/ou em dezembro de 2012. O programa contempla os seguintes cursos técnicos: Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Telecomunicação, Segurança do Trabalho, Enfermagem e Informática Industrial. As inscrições podem ser feitas pelo mesmo endereço virtual www.redeglobo.com.br/estagiar, também até o dia 25 de setembro.

Fonte: Central Globo de Comunicação