sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

É muito bom ter amigos!





GRAACC é reconhecido como a instituição do ano pelo Prêmio Saúde

O GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) recebeu ontem o “Prêmio Saúde”, da Revista Saúde, promovido pela Editora Abril, na categoria “instituição do ano”.

Os critérios avaliados para a premiação foram impacto, educação para a saúde, originalidade e uso de tecnologia. Além do prêmio, o GRAACC receberá um certificado reconhecendo seu apoio a pesquisas e outras ações capazes de melhorar a saúde dos brasileiros e terá seu trabalho divulgado no site e na Revista Saúde. A instituição foi avaliada por uma comissão julgadora composta por mais de 71 jurados.

Fonte: Lide Soluções Integradas em Comunicação

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Traqueia criada em laboratório

A revista científica The Lancet revelou que, pela primeira vez, pesquisadores conseguiram criar um órgão a partir de células-tronco do próprio paciente. Quem se beneficiou do procedimento foi um homem de 36 anos, que sofria de um tipo incurável de câncer de traqueia. Andemariam Teklesenbet Beyene, da Islândia, recebeu o transplante em junho, no Hospital da Universidade Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

Beyene tinha um tumor que começou com 5cm até atingir o tamanho de uma bola de golfe. Com isso, ele não conseguia mais respirar sozinho. Devido à localização e à extensão da doença, que já atingia os brônquios, não era possível remover apenas o câncer. A quimioterapia e a radioterapia foram aplicadas, mas sem sucesso. O professor Paolo Macchiarini, que já havia feito um transplante de traqueia — mas usando tecidos de outro doador —, percebeu que a única chance de Beyene seria uma cirurgia até então inédita.

O médico moldou a traqueia do paciente, extraiu células-tronco indiferenciadas da medula óssea de Beyene e estimulou o material a se diferenciar em células próprias do órgão respiratório. As células foram cultivadas dentro do molde e, em 36 horas, a nova traqueia de Beyene estava pronta. O paciente passou por uma delicada cirurgia, de extração e reposição do órgão. Cinco meses depois, leva uma vida normal, de acordo com Macchiarini.

O tratamento sueco é uma das primeiras demonstrações do uso prático de células-tronco adultas. Até agora, a terapia havia sido usada apenas para regenerar ossos e músculos, mas jamais um órgão havia sido totalmente criado fora do corpo do paciente, a partir de suas próprias células. “Isso não só significa que não há risco de rejeição e que a pessoa não vai ficar eternamente em uma fila, esperando um doador. Mostramos que é possível fabricar um órgão sob medida”, comentou Macchiarini, em entrevista ao jornal El País. (PO).

Fonte: Correio Braziliense – Saúde

Como está a ergonomia do seu corpo?



Um dos tipos de dor mais prevalentes na população mundial é a muscular. Alterações nos hábitos de vida, tais como o uso abusivo do computador, a permanência excessiva no trânsito, o estresse e o sedentarismo têm contribuído para o aumento dos casos. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que 80% da população mundial sofrem, pelo menos uma vez na vida, de dor nas costas, sendo os problemas posturais uma das causas mais comuns.

Andar, sentar, dirigir ou usar o computador com a postura incorreta pode resultar em doenças como a Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM), um tipo de Dor Músculo Esquelética (DME), que pode ser aguda (não frequente) ou crônica. Pessoas afetadas pelo problema podem ter alterações no sono, fadiga e intolerância a exercícios físicos.

As DME podem ser ocasionadas por traumas, processos inflamatórios, lesões por esforço excessivo, sobrecargas mecânicas, lesões traumáticas não tratadas adequadamente, entre outros. Mas a principal causa está relacionada aos vícios de postura. De acordo com o médico fisiatra, Patrick Stump, do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), as atitudes escolióticas (desvio da coluna para um dos lados), a lordose lombar (“bumbum empinado”) e a cifose (encolhimento dos ombros) são os mais comuns.

Alguns tratamentos


1. Exercícios terapêuticos: precisam ser individualizados para serem efetivos. As atividades exigem uma série de cuidados para serem exercidas com segurança e este princípio deve nortear todas as orientações para prevenção e tratamento da dor. Se um indivíduo usar o corpo de forma inadequada repetidamente e por longos períodos poderá desenvolver dor crônica.

2. Alongamento individualizado: programa único indicado por um profissional qualificado, que deve ser realizado a qualquer hora do dia, respeitando as necessidades individuais, não devendo, portanto, ser indicado de forma generalizada.



3. Dirigir: sentar apoiado sobre os ísquios (osso que constitui a zona inferior do quadril); Manter as curvaturas normais da coluna vertebral, sem deslocar a pelve (bacia) para trás ou para frente, o assento deve estar elevado nos carros que tenham este recurso; o encosto deve estar a 90º em relação ao assento.

5. Dormir: de lado com os braços e as pernas paralelos; usar travesseiro com 1,60cm de comprimento por 0,50cm de largura entre os braços e pernas para evitar o desconforto e auxiliar na permanência adequada da postura etc..
6. Sapatos: flexíveis, que promovam absorção de impacto, ventilação, que não estejam apertados ou com folga e que não tenham saltos são os mais indicados para auxiliar na manutenção de uma boa postura durante caminhadas.


Fonte: XPress Comunicação