sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Crescimento da venda de HPC leva indústria investir em farmácias e drogarias independentes



Se já em 2010, os números apontavam um crescimento da quantidade de lares que preferiram comprar produtos de higiene e beleza no canal farma (aumento de 740 mil lares de 2009 para 2010, de acordo com estudos da Nielsen), 2011 promete ser ainda maior. De fato, isso deve ocorrer principalmente por alguns fatores:

1) Regulamentação da ANVISA (RDC 44/2009) de colocar os medicamentos atrás do balcão;

2) Ampliação dos gastos da classe C (indústria produzindo novos formatos de embalagens e produtos com preços mais acessíveis);
3) Aumento dos gastos na classe A/B focado em produtos premium (produtos ainda mais sofisticados);
4) Lançamentos e aumento da distribuição de produtos de alto valor agregado focados no canal farma, por exemplo: dermocosméticos, nutricosméticos, perfumes e maquiagens de luxo;
5) Lançamentos de produtos de fabricantes líderes exclusivos para o canal farma;

Isso também fica comprovado em uma enquete realizada pelo site da Abradilan com os seus associados. A pesquisa demonstrou que 46,67% dos participantes projeta um crescimento de 11 à 20% nas vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Fonte: Versátil Comunicação Estratégica

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Drogasil e Droga Raia anunciam associação

A Drogasil e Droga Raia comunicam que firmaram um acordo de associação que contempla a reunião da totalidade dos acionistas das duas empresas em uma única companhia, RAIA DROGASIL S.A., que será listada no Novo Mercado da BM&FBOVESPA e terá free float de aproximadamente 50% do seu capital.

A associação nasce do compartilhamento de visão e valores entre Drogasil e Raia, ambas companhias tradicionais e consolidadas no setor farmacêutico, e entre seus principais acionistas, que são membros das famílias fundadoras. Sob o mesmo guarda chuva, será criada uma nova empresa com duas marcas e culturas vencedoras desse negócio, que totalizam mais de 180 anos servindo e cuidando das pessoas.

Com R$ 4,1 bilhões de receita bruta, R$ 224 milhões de Ebtida nos 12 meses encerrados em 31 de março de 2011 e uma rede com mais de 700 drogarias em nove estados, que representam 78% do mercado farmacêutico brasileiro, a RAIA DROGASIL S.A. surge como sétimo maior grupo varejista do País e líder absoluta do varejo farmacêutico brasileiro, com uma participação combinada de mercado de 8,3%.

A RAIA DROGASIL S.A.. operará as duas marcas – Droga Raia e Drogasil –, que são líderes do mercado e possuem forte identidade e vínculo com os consumidores, além de grande potencial de crescimento e presença geográfica complementar.

Fontes: RP1 Comunicação e Máquina Public Relations

terça-feira, 2 de agosto de 2011

USP promove evento para jovens estudantes, a 5ª feira de profissões

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP promove, de 04 a 06 de agosto, a 5° Feira de Profissões. O evento, que acontece no complexo poliesportivo CEPEUSP, tem como objetivo esclarecer dúvidas de estudantes do ensino médio e cursinhos pré-vestibulares respondendo questões e levando informações sobre os cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo ao jovem que está prestes a definir seu futuro profissional

A 5ª edição do evento receberá cerca de 70 expositores de todas as unidades de ensino dos 6 campi da Universidade – São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos e Órgãos de Cultura. Cerca de 500 pessoas entre docentes, alunos e funcionários serão mobilizados para atendimento público, distribuindo material informativo, realizando experimentos científicos e apresentando ferramentas que ilustram o cotidiano das principais áreas de formação que a USP oferece, tais como: disciplinas, grades de estudo, duração, estágios e mercado de trabalho. O público estimado de visitantes é de 40 mil pessoas.

Os jovens que visitarem a 5° Feira de Profissões poderão contar também com esclarecimentos sobre o Vestibular 2011 da FUVEST, além de orientações sobre como concorrer a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Mais informações pelo site www.fuvest.br. A abertura do evento ocorre no dia 4, quinta-feira, às 8h30, com a presença de diversas autoridades.

Fonte: Boischio Comunicação