quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Me transformo em luar

Investir o tempo em você
É um lucro absurdo de vida e prazer
Cultivar o brilho em seu olhar
É a coisa mais bela que eu posso querer

Me transformo em luar
Pra saber dos seus pensamentos na beira do mar
Eu não penso em mais ninguém
O seu beijo fica comigo, me faz seu refém
Nossas vidas vão seguir, eu sei

Nos sinais que a sua pele traz
Tem nome de estrelas e constelações
Sei de cor as marcas de um verão
Da saboneteira ao vale dos seios

Me transformo em luar
Pra saber dos seus pensamentos na beira do mar
Eu não penso em mais ninguém
O teu beijo fica comigo e me faz seu refém
Nossas vidas vão seguir, eu sei

Já desisti de pensar
Mas não consigo esquecer
Eu sem você já não há
É o que o amor quer dizer

Adoro essa música de Jorge Vercilo!

Mortes de recém-nascidos em SP alcançam menor nível em dez anos

As mortes de bebês em gestação ou de recém-nascidos no Estado de São Paulo alcançaram o menor índice dos últimos dez anos, segundo o mais recente balanço da Secretaria de Saúde do Estado, produzido em parceria com a Fundação Seade.
De acordo com o boletim, a taxa de mortalidade perinatal, que se refere às mortes fetais a partir da 22ª semana de gestação (quando o peso do nascimento é de cerca de 500 gramas) até sete dias completos após o nascimento caiu 25% no Estado desde 2000.
O índice, que era de 18,5 por mil nascidos vivos e nascidos mortos no ano 2000, passou para 13,8 em 2009. Isso significa uma vida salva a cada quatro gestações ou nascimento, na comparação com o início da década, ou 4,7 mil vidas salvas neste período.
A mortalidade perinatal vem caindo gradualmente no Estado, com estabilidade em alguns anos. A comparação, neste caso, deve ser entre longos períodos, assim como na mortalidade infantil.
Em 2001 o índice foi de 17,7. Em 2002, 17,4. Em 2003, 15,7. Em 2004, 15,8. Em 2005 a taxa passou para 14,5. Em 2006, 14,4. Em 2007 e 2008 o índice ficou em 14,0, caindo para 13,8 no ano seguinte.
Em relação aos valores de 2000 houve queda na mortalidade perinatal em todas as regiões de saúde do Estado. As maiores diminuições foram observadas nas regiões de São José do Rio Preto, Grande São Paulo e Bauru.
A assistência às gestantes também vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos. Levantamento da Secretaria aponta que 76,1% das grávidas do Estado de São Paulo passam por pelo menos sete consultas de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, superando o mínimo de seis atendimentos recomendados pelo Ministério da Saúde e o de quatro estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Essa cobertura, referente a 2008 (último ano disponível) é 41% superior ao registrado no ano 2000, quando 53,8% das gestantes recebiam pelo menos 7 consultas de pré-natal no Estado.
Fonte: UOL Ciências

Geração Z

 
Segundo uma pesquisa da IBM, nos próximos anos, o ambiente corporativo deverá presenciar a entrada da chamada geração Z no mercado de trabalho. Nascidos em meados dos anos 1990, as pessoas dessa geração são dinâmicas, inovadoras e intimamente ligadas às novas tecnologias. Atualmente, esses jovens são consumidores exigentes e estão em busca de empresas que desenvolvem atitudes diferenciadas. Mas como serão esses indivíduos quando já estiverem no mercado de trabalho? O que podemos esperar dos futuros colaboradores e líderes das organizações?

Segundo o consultor da área de desenvolvimento de competências, Gilberto Wiesel, essa nova geração promete, nos próximos anos, revolucionar os ambientes de trabalho. Envolvidos diretamente com as novas ferramentas digitais, como mídias sociais, os Z’s são ágeis e profundamente ansiosos por mudanças. Tais características, de acordo com Gilberto, são positivas e trarão benefícios às empresas no futuro. “Conhecendo a maneira dinâmica com que eles lidam com muitas situações, acredito que esses futuros profissionais serão, antes de tudo, funcionários multitarefa”, opina.

Por outro lado, Gilberto ressalta que essa rapidez poderá ser um ponto prejudicial à carreira dos futuros profissionais. Ele explica que “o dinamismo excessivo dos jovens, a busca por soluções muito rápidas podem se transformar esses colaboradores em funcionários dispersos e com baixos níveis de foco e concentração”. 

Para o consultor, a entrada da “geração do futuro” no mercado deve provocar mudanças no modo como as empresas atuam, tanto na forma de atendimento aos clientes quanto na relação entre os funcionários. Afinal, estudos recentes apontam, por exemplo, que 20% dos jovens da geração Y, anterior à Z, já ocupam cargos de liderança em grandes empresas. Por isso, ele alerta que os gestores devem se preparar desde já para a chegada dessa nova geração, tecnológica, inquieta e, principalmente, dinâmica.

Fonte: Imagem Press

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tradutores e Intérpretes: profissões promissoras

A carreira de tradutor e intérprete terá o seu boom em 2014? As expectativas em torno do ano em que o Brasil sediará o maior evento esportivo do mundo, vão de boas a melhores. Para Jayme Costa Pinto, coordenador do Departamento de Tradução e Interpretação da Alumni, reconhecido como um dos melhores cursos do mercado, a profissão de tradutor e intérprete pode ser considerada promissora para os próximos anos. Segundo o coordenador, a demanda do mercado por esses profissionais não é algo recente e tende a continuar por muitos anos, não apenas por conta dos eventos esportivos internacionais que serão sediados no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, mas pelo crescimento econômico e pelo aumento da importância do Brasil no cenário internacional. “Os tradutores têm um ótimo mercado no Brasil impulsionado, principalmente, pela cidade de São Paulo, que realiza mais de 90 mil eventos por ano e 75% das maiores feiras do país”, afirma.

Em média, a cidade de São Paulo realiza um evento a cada 6 minutos, entre congressos, feiras, convenções, shows e grandes festas. Além disso, é o maior centro econômico do mundo e foi eleita pela segunda vez o melhor destino da América Latina para se fazer negócios, segundo o estudo anual elaborado pela América Economia Intelligence. O potencial da cidade ainda vai mais longe, pois além de ser o maior destino de eventos internacionais das Américas, figura entre os Top 20 destinos para eventos no mundo, ultrapassando cidades como Madri, Sidney, Atenas e Vancouver. “Os eventos internacionais contribuirão para o crescimento da demanda do mercado de tradutores, porém essa área é promissora em todas as épocas do ano e vai além da Copa do Mundo”, finaliza.
Fonte: Grupo Imagem

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

L´Oréal: liderança no mercado cosmético mundial


Com um faturamento de 19,5 bilhões de euros em 2010, o Grupo L´Oréal tem forte crescimento em faturamento e lucros. Com faturamento 5,6% maior, o Grupo avançou em todas as zonas, canais e segmentos de negócios. Mais dinâmica do que o mercado mundial, que cresceu 4% no ano de 2010, a empresa sustentou a sua posição como número um em beleza.

Nos novos mercados, o Grupo cresce duas vezes mais rápido do que o mercado. Com um faturamento 11,3% superior do que em 2009, as principais forças impulsionadoras são a Ásia e a América Latina. Todos os principais países da América Latina estão crescendo, particularmente, o Brasil e a Argentina. As vendas na região avançaram 17,5% e o México voltou a crescer. A Divisão de Produtos de Grande Público é a força motriz desta expansão, através dos produtos capilares e dos desodorantes.
Fonte: CDN

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo abandona o esporte

Dois anos e dois meses depois, Ronaldo deixa o Corinthians sem realizar o grande sonho da torcida e da diretoria: conquistar a Taça Libertadores. Nesta segunda-feira, ao se despedir do futebol, o Fenômeno pediu desculpas por não ter dado ao Timão o inédito título e garantiu que a pressão exercida por torcedores desde a derrota para o Tolima-COL não contribuiu para que ele antecipasse a aposentadoria, prevista para o fim do ano.
"Quero agradecer ao presidente e pedir desculpas publicamente por ter fracassado no projeto Libertadores. O brasileiro valoriza e idolatra seu ídolo, talvez menos que em outros lugares, mas com certeza o faz. E a mim faltou uma Libertadores" afirmou.
Durante a entrevista coletiva, Ronaldo se emocionou ao falar sobre a torcida corintiana. Desde o anúncio de sua contratação, em dezembro de 2008, o Fenômeno se transformou em um ídolo alvinegro. Foram duas temporadas que fizeram a Fiel adquirir o respeito e o carinho de um dos principais jogadores da história.
"Quero agradecer à torcida do Corinthians porque nunca vi uma torcida tão empolgante, tão apaixonada e tão entregue assim a um time de futebol. Em algumas vezes, essa cobrança por resultado faz dessa torcida também um pouco agressiva, fora de controle, mas em outras entrevistas falei que não imaginava realmente ter vivido sem o Corinthians" destacou.


A temporada 2011, porém, estremeceu a relação de Ronaldo com os torcedores. Com atuações ruins e nitidamente acima do peso, o craque recebeu críticas e vaias. A situação piorou ainda mais com a eliminação do time da Libertadores. Ele foi apontado por parte dos corintianos como o culpado pela queda já na fase prévia diante de um adversário de pouca expressão na América do Sul.
Ronaldo revela que chegou a cogitar parar logo depois da derrota em Ibagué e garante que os protestos da Fiel no retorno da delegação ao Brasil não tiveram influência para que colocasse um ponto final na carreira.
"Estive próximo de tomar essa decisão no dia seguinte à eliminação na Libertadores. Os protestos jamais podem ser violentos. Eu não os levei em consideração para tomar a decisão que estou tomando hoje (segunda)" – completou.

Fonte: Carlos Augusto Ferrari / Globo.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

UFSCar precisa de voluntários para participar de um estudo sobre Diabetes Mellitus

Uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) necessita de voluntários homens, com idade entre 40 e 65 anos, para participar de estudo que pretende avaliar o impacto do Diabetes Mellitus na função cardiorespiratoria, além de verificar se há relação entre essas variáveis e mediadores inflamatórios..

O estudo acontece com 20 voluntários saudáveis e 20 portadores de Diabetes. No trabalho serão aplicados teste ergométrico clínico com cardiologista; espirometria (exame que mede a velocidade e a quantidade de ar que colocamos para dentro e para fora dos pulmões, conhecido com "teste do sopro"); e ergoespirometria (exame que possibilita determinar variáveis respiratórias, metabólicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exercício). Também será realizado um exame de sangue, que servirá para avaliar os índices dos mediadores inflamatórios, além de hemograma, perfil lipídico e hemoglobina glicada. Os procedimentos serão aplicados no Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do DFisio da UFSCar.

Os voluntários não devem fumar e nem possuir histórico de tabagismo e não podem apresentar doença pulmonar crônica prévia ou doença inflamatória crônica.

Os interessados podem entrar em contato até junho de 2011 pelo telefone (16) 3351-8705.

Fonre:USFCAR