sexta-feira, 7 de outubro de 2011

São Paulo recebe campanha contra AVC

Nos próximos sábados, 08 e 15 de outubro, crianças com anemia falciforme de São Paulo poderão fazer exames gratuitos de prevenção ao AVC. A campanha DTC contra AVC” acontecerá no Hospital Infantil Candido Fontoura, na Água Rasa.

A anemia falciforme é uma doença hereditária que provoca a malformação das hemácias (glóbulos vermelhos), que tomam uma forma semelhante a foices, característica que deu nome a doença. Com este formato, com menor ou maior severidade, o transporte de oxigênio fica deficiente.

A campanha teve início em maio deste ano e já passou por diversas cidades do país, contabilizando mais de 1.000 exames realizados até este mês. Para a prevenção, basta realizar o Doppler Transcraniano (DTC), um exame que identifica os riscos das crianças com a doença a terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva.

As crianças de São Paulo farão o DTC gratuitamente, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas. Para o agendamento, é necessário a carteirinha do SUS e o documento de identificação do responsável, e deve ser realizado com antecedência no Hospital Infantil Candido Fontoura. A previsão é que nesta etapa 70 crianças, entre 02 e 16 anos, sejam atendidas.

Fonte: Parágrafo Comunicação

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

9 de outubro: Dia Nacional de Combate ao Olho Seco



A Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) realiza no dia 09 de outubro, domingo, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Olho Seco, a 1ª Caminhada do Olho Seco, a partir das 10h, no Parque do Ibirapuera. Além da distribuição de camisetas promocionais, a APOS montará um quiosque onde os médicos oftalmologistas da associação estarão presentes para esclarecer dúvidas sobre a Síndrome do Olho Seco e falar dos novos tratamentos desenvolvidos para a doença, que é cada vez mais comum nas grandes cidades.

O Olho Seco é uma doença crônica caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea, o que facilita o aparecimento de lesões. Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia.

A doença está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, computador), trauma (queimaduras térmica e química), doenças reumatológicas, alguns medicamentos, idade avançada, uso de lentes de contato, menopausa nas mulheres e doenças do sistema imunológico (Penfigóide, síndrome de Stevens-Johnson). Quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até a perda da visão.

Fonte: Via Expressa Comunicação

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dia das Crianças



Dicas para os pais na hora de comprar o presente

1) Não compre presente se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento.
2) Analise se o presente não trará custos extras para a família ou mesmo para criança.
3) Negocie sempre. Na maioria dos casos existem folgas para abaixar o preço.
4) Só saia para realizar a compra do presente com o valor a ser gasto pré-definido. Não se deixe levar por promoções.
5) Se o orçamento familiar pede cautela, aproveite para iniciar a criança na educação financeira. Peça para ela dar alternativas de presentes dentro de faixas de valores que você possa assumir. Envolva a criança na pesquisa de preço. Mostre a ela as opções que cabem no bolso.
6) Comece a poupar desde já para comprar os presentes que pretende dar em outras datas comemorativas.
7) Use cofrinhos com o nome de cada objeto de desejo da criança. Mostre que é preciso guardar dinheiro por um temo e que, dependendo do custo de cada desejo, tem de guardar mais ou menos dinheiro, durante um tempo maior ou menor.
8) Com os maiores, procure negociar, sem nunca desmerecer o sonho deles. Faça perceberem que sonhar é saudável, mas nada cai do céu

Fonte: Baseada no livro de metodologia DSOP de Educação Financeira, de Reinaldo Domingos