segunda-feira, 16 de maio de 2011

OXI – a nova e perigosa droga que invadiu São Paulo

O oxi, uma mistura de base de cocaína, querosene (ou gasolina, diesel e solução de bateria), cal e permanganato de potássio está se espalhando rapidamente pelo Brasil.
A droga é produzida na Bolívia e no Peru e começou a entrar no país em 2005 pelo interior do Acre, onde já existe um número alto de usuários. A droga já se espalhou para outros estados: Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Piauí – onde foram confirmadas 18 mortes só neste ano por conta do uso do oxi. Há rumores da circulação da droga no Mato Grosso, Maranhão e Paraná, embora não haja registros oficiais.
Aqui em São Paulo, já houve algumas apreensões do oxi pelo Denarc - Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo.
A nova droga era diluída na maconha, mas hoje, ela já é transformada em pedra e fumada em um cachimbo, assim como o crack.
Por ter muitos componentes, a toxidade é muito alta, podendo afetar o sistema cardiorrespiratório e gerar perda da consciência e problemas hepáticos. De acordo com especialistas do Denarc, em média, 30% dos usuários desse tipo de droga não sobrevivem após um ano de uso.

Fonte: Time Comunicação

Ciclo de palestras

O Hospital Villa-Lobos inicia um novo ciclo de palestras para ajudar as pessoas que desejam abandonar o vício do tabagismo. A maratona de palestras começa dia 18 de maio, com a apresentação “O Stress do Fumante na Era Antitabagista”, com o psicólogo da Universidade de São Paulo, Esdras Vasconcellos.
O ciclo terá palestras semanais, sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h, no auditório do Hospital CEMA. A segunda palestra, acontece no dia 25 de maio, com o tema “Problemas Cardiocirculatórios Decorrentes do Tabagismo” .
As palestras continuam em junho, a partir do dia 1º sobre “A Atividade de Fumar e a Qualidade de Vida”. Já no dia 8, palestra  será sobre “Epidemiologia e Manifestações Clínicas do Tabagismo”.
No dia 15, o assunto será “Tratamento Medicamentoso do Tabagista” e no dia 22, discutir-a sobre Consultas Terapêuticas com os Fumantes”.
 Para finalizar o ciclo o psicanalista e psicólogo Marc André Keppe, do Instituto Brasileiro de Transpsicanálise, aborda o tema ”Descubra o seu Grau de Tabagismo: Apresentação e Aplicação do Teste TMDN’
As palestras são gratuitas, abertas a todos os interessados. Para se inscrever basta preencher o formulário de inscrição disponível no site  http://www.hospitalvillalobos.com.br/.     
Fonte: Ecco Press Comunicação