sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Segunda fase do Vestibular 2012 começa dia 15 de janeiro

A segunda fase será realizada em três dias consecutivos: 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. 16.665 candidatos estão aprovados para a segunda fase. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:

1º dia (15/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática;
2º dia (16/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa;
3º dia (17/1) – Prova de Ciências da Natureza.


A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova só será permitido até as 13 horas impreterivelmente. A Comvest ressalta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. Além dos locais, também há mudança de cidade em dois casos: os candidatos que fizeram a primeira fase em Sumaré farão a segunda fase em Campinas; aqueles que fizeram a primeira fase em São Bernardo do Campo farão a segunda em Santo André. Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido.


Os locais de prova são informados individualmente, no momento da consulta à lista de aprovados, através do número de inscrição ou nome do candidato. A Comvest orienta os candidatos a imprimir ou anotar e guardar o endereço de seu local de prova. A Comvest também está disponibilizando a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase.

Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que acontecem entre 23 e 26 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários.

Mais informações: http://www.comvest.unicamp.br/vest2012/F1/aprova1/aprova1.html


Fonte: Informativo Unicamp

Cão enterrado vivo em São Paulo vai participar de ato contra maus-tratos



O cãozinho Titã, que supostamente foi enterrado vivo em Novo Horizonte, região de São José do Rio Preto (a 399 km de São Paulo), será a estrela do evento Crueldade Nunca Mais, que acontece no próximo dia 22 e está mobilizando municípios de todo Brasil contra maus- tratos a animais.
Titã será levado ao evento na cidade e mostrado como exemplo. Ele foi encontrado quase morto, enterrado numa cova rasa no fundo de um quintal.

Com sarna, infecção nos olhos, anêmico e debilitado, ele foi atendido pela veterinária Viviane Cristina da Silva, que cuidou dele e o adotou.
Hoje o cãozinho é brincalhão e está totalmente recuperado. O único cuidado é um remédio para combater a sarna, que tem de ser ministrado por mais 30 dias para que a doença não volte. “A recuperação da pele foi mais rápida do que eu esperava. Ele está totalmente recuperado”, disse Viviane ao UOL.

A veterinária conta que nunca tinha visto um caso de maus-tratos assim antes. Ela atua desde 2007 e cuida de pequenos animais. Viviane tem três cadelas e um gato e agora Titã é o xodó da família. O cãozinho a segue pela casa e brinca com tudo que pode. “Ele é brincalhão e bem ativo”.

A mobilização para protestar contra maus-tratos a animais mobiliza a cidade. O responsável por enterrar Titã pode responder por maus-tratos a animais e ainda pode ser condenado a dois anos de prisão. As ONGs protetoras dos animais pretendem exigir da Justiça uma penalidade para que o caso sirva de exemplo para o resto do Brasil.

“É um crime que não pode ficar impune, estamos esperando apenas o fim do recesso no Judiciário para entrar com ação”, afirma o presidente da Associação Protetora dos Animais “Mão Amiga”, Marco Antonio Rodrigues, que salvou o cãozinho da morte.
Ele quem desenterrou o animal e levou para a veterinária. “Ele está lindo. Agora queremos mobilizar a sociedade para que esses maus-tratos acabem”, afirma.

Fonte: Ellen Lima / Fotos: Marco Antonio Rodrigues

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Instituto do Câncer abre novo centro de pesquisa e hospital-dia

Um hospital-dia e um novo centro de pesquisa entraram em funcionamento ontem no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira).

Destinado a procedimentos simples e pequenas cirurgias, o hospital-dia foi inaugurado com 34 leitos, mas terá sua capacidade ampliada para 45 em até seis meses.

Já o centro de pesquisa clínica vai concentrar o trabalho do instituto no desenvolvimento de novos medicamentos e terapias.

Atualmente, cerca de 200 estudos estão em andamento no Icesp. Um quarto deles é patrocinado pela indústria farmacêutica. Os demais são iniciativas da USP, a quem o instituto é vinculado. Segundo o diretor geral do Iceso, Paulo Hoff, a expectativa é que o número de estudos chegue a 800 ao longo do tempo. O número de pacientes que participam de pesquisas deverá crescer de 240 para mais de 500.

O investimento do governo foi de R$ 2,1 milhões. Outros R$ 500 mil foram doados pela família do empresário Antônio Ermírio de Moraes.

Fonte: Folha de S.Paulo - Saúde

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desenhar para sonhar: histórias em quadrinhos brasileiros

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) agita as férias da criançada e dos amantes dos “gibis” com a mostra Desenhar para sonhar: histórias em quadrinhos brasileiros. De 10 de janeiro a 29 de fevereiro, no 2º andar da sede da instituição (Avenida Rio Branco, nº 219 – RJ), importantes peças do seu acervo estarão expostas contando a trajetória do gênero que fascina crianças e adultos há décadas. A entrada é franca.

São cerca de 50 itens revelando um breve panorama da cultura das histórias em quadrinhos no nosso país. Importantes nomes do setor e editoras que nele se notabilizaram serão homenageados, como Ziraldo e Maurício de Sousa.

Entre as publicações, cartazes e capas expostos, com destaque para raridades como o “Tico-tico”, lançada em 1905. Além de um dos exemplares da pioneira, a mostra contará também com peças como a revista “Gibi” e clássicos da literatura brasileira transpostos para o gênero pela Editora Brasil América Ltda, a lendária EBAL.

Revistas recentes têm espaço reservado, representadas por obras como “O Menino maluquinho”, de 1980 e a versão mangá de “Turma da Mônica”, lançada em 2008. E apesar da mostra ser voltada para o público de 7 a 14 anos, ela é um ótimo passeio para visitantes de todas as idades. Se desenhar é sonhar, visitá-la é compartilhar de sonhos que encantaram gerações.

Fonte: Fábio Diegues

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Idosos são beneficiados pelo cão terapeuta



Alegria e descontração são alguns dos sentimentos despertados por Shiva, uma cadela da raça labrador de 11 meses. O cão foi recentemente apresentado a alguns idosos do Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIAI), localizado em São Paulo, com o objetivo de melhorar e ajudar o dia a dia dos moradores. A ideia é que cerca de 70 pessoas do CIAI, que são independentes, semi-dependentes, dependentes, possam se relacionar e serem ajudadas pelo cão terapeuta.

Para conviver com os idosos, Shiva está sendo adestrada. Mas o treinamento não tem o objetivo de ensinar o animal a fazer acrobacias, a intenção é torná-lo apenas sociável.

Todo o processo de adestramento dura cerca de nove meses. Num primeiro momento, o cachorro é orientado para ser sociável com outros animas, e, na sequência, é apresentado às pessoas e aos objetos. “A convivência com os cães terapeutas, auxiliadas por um psicólogo ou terapeuta ocupacional, podem trazer benefícios como alongamento, reavivar a memória, para o tratamento de pessoas de todas as idades e com as mais variadas doenças”, conta o adestrador Antônio Marcos de Lima, do Centro de Treinamento de Cães para Terapia/Cães Assistentes, em São Roque.

Mesmo com algumas visitas do cão assistente, os cuidadores já perceberam o bem-estar e a alegria no comportamento dos pacientes. “A interação entre o cão e o idoso faz toda a diferença. O cão não tem preconceitos, não discrimina ninguém. O animal fica perto, dá atenção para quem estiver disposto a interagir com ele. Além disso, os idosos se lembram dos animais que tiveram e contam suas histórias. É assunto pra um dia inteiro”, fala a terapeuta ocupacional do CIAI, Paula Amaral.

Fonte: Conecte Comunicação

Perda de memória começa aos 45 anos, afirma estudo inglês



A perda da memória e do raciocínio pode começar aos 45 anos, o que contradiz a noção de que o declínio cognitivo só tem início após os 60.

O novo achado pode impor um grande desafio aos cientistas que procuram novas formas de impedir a demência, afirmam pesquisadores. Além disso, outros estudos sobre demência devem começar a incluir participantes mais jovens.
A conclusão é de um estudo publicado no periódico "British Medical Journal" que durou dez anos e envolveu mais de 7.000 trabalhadores do governo britânico.


A pesquisa, feita pelo Centro para Pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População na França e no University College de Londres, encontrou um pequeno declínio no raciocínio de homens e mulheres entre 45 e 49 anos.

Os participantes, de diferentes idades, eram avaliados três vezes por semana durante o estudo e faziam testes para memória e raciocínio. No período de dez anos, houve um declínio mental de 3,6% em homens e mulheres de 45 a 49 anos, enquanto que o declínio para homens de 65 a 70 anos foi de 9,6% e para mulheres, 7,4%.

Acredita-se que fatores para doenças cardiovasculares, como obesidade, hipertensão e fumo, têm impacto no desenvolvimento de mal de Alzheimer e demência.

Fonte: Folha de S. Paulo – Saúde