segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nada como uma boa noite de sono....


Pesquisas apontam que 90% dos problemas de dores de cabeça, torcicolos, dores na nuca, dores lombares e musculares são decorrentes de noites mal dormidas em colchões inadequados. Qual é a melhor posição para ter uma boa noite de sono e manter a saúde da coluna? Como escolher o colchão ideal? E o travesseiro? As questões têm muita procedência pois uma boa noite de sono não apenas nos traz bom humor e tranquilidade para enfrentar o cotidiano como influi diretamente na saúde da coluna. Veja algumas dicas do ortopedista, Dr. Ravaglia e acorde sem nehum tipo de dor.


Colchão. De enchimento natural, como água, ar, areia, palha, algodão; ou sintético, como espuma e látex (borracha); caixa ortopédica, molas bicônicas a modelos como o bioar ou o eletromagnético (usados sob recomendação médica), cada tipo de colchão guarda uma especificidade e agrada a determinados gostos. É importante lembrar que a coluna vertebral não é dura ou mole; é firme, flexível. Existe uma tabela, baseada em princípios da ergonomia, que indica a relação entre o peso e altura da pessoa com a pressão que o respectivo volume exerce sobre o colchão. A espuma deverá ter resistência para suportar o corpo. Quanto maior a densidade, maior é o peso que pode ser colocado em cima.


Travesseiro. Se a pessoa costuma dormir de barriga para cima, o travesseiro deve ser macio e fino, apenas para preencher o espaço entre a nuca e o colchão. Se a pessoa tem o hábito de dormir de lado, o melhor é o travesseiro de espuma, com altura suficiente para preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, criado pelo ombro. A escolha entre um e outro fica mais difícil quando a pessoa alterna de posição durante o sono.

Fonte: Portal Segs com informações do Dr. Ravaglia , médico ortopedista graduado pela Unifesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário