terça-feira, 23 de novembro de 2010

Combate ao bullying


Um assunto que está em pauta e que  é seríssimo, é o bullying. A palavra bullying deriva do verbo inglês to bully e significa usar a superioridade física ou moral para intimidar alguém. Essa palavra tem sido adotada em vários países para definir todo tipo de comportamento agressivo, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais e que pode produzir consequências graves, que vão desde problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento. Geralmente, as vítimas são os indivíduos considerados mais frágeis, transformados em objetos de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras.
 Para a coordenadora pedagógica da Divisão de Sistemas de Ensino da Editora Saraiva, Anita Adas, um dos papéis da educação escolar é formar o sujeito social, uma vez que a escola é o primeiro contato dos pequenos com o âmbito público. “Este é um espaço plural por natureza. É na escola que crianças e adolescentes conhecem um conjunto de valores, muitas vezes diferentes daqueles de sua família e, assim, devem aprender a viver em coletividade de forma harmoniosa e democrática”, explica.
Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com alunos do 9º ano do ensino fundamental, quase um terço dos estudantes das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal afirma ter sofrido bullying alguma vez na vida escolar. Esse estudo faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2009 e também revelou que o problema tem ocorrido, em maior proporção, nos colégios privados (35,9%) do que nos públicos (29,5%).
         O site www.souagora.com.br oferece completa linha de materiais didáticos, além de soluções educacionais que incluem portal para alunos e educadores, cursos presenciais e a distância para professores e gestores municipais, assessoria pedagógica completa e sistema de avaliação de desempenho escolar.
           

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

O programa Altas Horas também está com uma campanha bem interessante sobre esse tema. Em um dos seus programas, o apresentador Serginho Groisman chegou a comentar que tem muita gente reclamando que falta humor nas resportagens mostradas. Mais qual é a graça que isso tem? Realmente as pessoas não estão entendendo a gravidade do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário