domingo, 13 de fevereiro de 2011

UFSCar precisa de voluntários para participar de um estudo sobre Diabetes Mellitus

Uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) necessita de voluntários homens, com idade entre 40 e 65 anos, para participar de estudo que pretende avaliar o impacto do Diabetes Mellitus na função cardiorespiratoria, além de verificar se há relação entre essas variáveis e mediadores inflamatórios..

O estudo acontece com 20 voluntários saudáveis e 20 portadores de Diabetes. No trabalho serão aplicados teste ergométrico clínico com cardiologista; espirometria (exame que mede a velocidade e a quantidade de ar que colocamos para dentro e para fora dos pulmões, conhecido com "teste do sopro"); e ergoespirometria (exame que possibilita determinar variáveis respiratórias, metabólicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exercício). Também será realizado um exame de sangue, que servirá para avaliar os índices dos mediadores inflamatórios, além de hemograma, perfil lipídico e hemoglobina glicada. Os procedimentos serão aplicados no Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do DFisio da UFSCar.

Os voluntários não devem fumar e nem possuir histórico de tabagismo e não podem apresentar doença pulmonar crônica prévia ou doença inflamatória crônica.

Os interessados podem entrar em contato até junho de 2011 pelo telefone (16) 3351-8705.

Fonre:USFCAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário