quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reunião sem drama



A edição de junho da revista Você S/A tem muitas matérias interessantes.
A matéria de carreira (Reunião sem drama, da Barbara Soalheiro) lista 7 dicas para termos uma reunião perfeita. Gostaria de compartilhar parte dela com vocês.
A reunião perfeita ...

... tem objetivo definido Se todo mundo que participa já chega sabendo o objetivo da reunião, será mais fácil sair da sala com um resultado.

... tem até seis pessoas Todas indispensáveis. Quanto menor o grupo, melhor. O ideal é reunir só os líderes, as pessoas que podem participar da decisão.

... acontece em uma sala fechada. Lugares descontraídos podem ser ótimos para os processos criativos, mas na hora de tomar decisões, é importante que todo mundo esteja bem focado.

... é marcada para segunda-feira. Começar a semana com reunião permite dar andamento às decisões tomadas naquela semana.

... dura das 10h30 às 11h30. Reunião eficiente tem hora para começar e acabar e precisa ser respeitada. A maioria das pessoas se concentra mais de manhã.

... tem pauta pré-definida, com tempo estipulado para cada item. Para não estourar o tempo, controle item por item. Empresas, com o Google, usam um imenso relógio projetado na parede, mostrando o tempo de cada item da pauta.

... não tem celular nem computador. A capacidade de concentração diminui quando você tem opção para se distrair. A empresa americana Adaptive Path faz o que chama de “reunião topless”: Todos deixam celulares na porta da sala e os pegam na saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário