sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

No período de férias, atenção na saúde bucal das crianças deve ser redobrada



Em férias escolares, é muito comum que as crianças saiam da rotina necessária para o cuidado com a saúde bucal, esqueçam de escovar os dentes e abusem do seu maior vilão, os doces. Isso com certeza agrava o já comprometido cenário de saúde bucal das crianças brasileiras: segundo dados do Ministério da Saúde, em 2010, 56% das crianças de 12 anos apresentavam pelo menos um dente com cárie. Entre os pequenos na faixa dos cinco anos, o índice chegou a 60%, com um agravante, 80% não tratavam os dentes de leite.

É na primeira infância que se dá a calcificação dos dentes permanentes. Segundo André Tozi, dentista da Odontoclinic especialista em ortodontia, maior rede de clínicas odontológicas do País, a dentição de leite é muito importante para que os dentes permanentes nasçam corretamente. “A criança deve aprender a importância de cuidar dos dentes e da higiene da boca desde cedo, pois ela precisa ser estimulada e gostar de cuidar dos dentes. Os pais devem comprar uma escova infantil para motivá-la, que deve ter a cabeça pequena, cantos arredondados e laterais emborrachadas para proteger a gengiva. As cerdas devem ser macias, de pontas arredondadas e tufos frontais mais altos para higienizar os dentes mais distantes”, explica Tozi.
Veja algumas dicas de escovação, segundo o dentista da Odontoclinic, Rogério Tozi:
Até os Dois anos

- Use uma gaze ou uma fralda úmida para limpar as gengivas, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes. Quando estes começarem a nascer, faça da seguinte forma:
- Fique atrás da criança, com uma das mãos, afaste os lábios e bochechas da criança. Com a outra mão escove o lado de fora e de dentro dos dentes em movimentos circulares;
- Escove a parte de cima dos dentes com movimentos de "vai-vem";
- Escove também a língua e inicie o uso do fio dental.

Sete aos Doze anos

Crianças de sete anos já devem escovar seus próprios dentes da seguinte forma:
- A criança deve manter a boca fechada e escovar os dentes em movimentos circulares do lado de fora;
- Com a boca aberta deve repetir o mesmo movimento no lado de dentro;
- Escove a parte mastigatória dos dentes com movimentos de "vai-vem";
- Escove a língua e use o fio dental. Os pais devem supervisionar a escovação e visitar o dentista regularmente para evitar problemas odontológicos sérios.
- Não deixe que a criança use mais pasta de dente do que o recomendado (tamanho de uma ervilha).

Fonte: CDI Comunicação Corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário