sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A nova classe média

Na edição de novembro da revista Imprensa-Jornalismo e Comunicação saiu uma matéria muito interessante sobre as pessoas recém-promovidas à classe média, que vem chamando a atenção  de economistas e comerciantes há cerca de cinco anos.
Pamela Forti, Luiz Gustavo Pacete, Laura Cantal, fizeram uma pesquisa com a FGV, McCann Erickson, Instituto Data Folha e Ibope Mídia que sultou nesses tópicos sobre a nova classe média:
  • A renda familiar varia entre R$1.064 e R$4.561
  • A faixa de maior predominância é de R$600 a R$2.099
  • 47% carregam alguma pendência financeira, mas não falta alimento na mesa
  • 80% acham que "não dá para viver sem computador"
  • Entre o desejo de ter itens de consumo tecnológico, estão, no topo, TV de plasma (68%) e celular com câmera (66%)
  • 61% não gostam de ter dívida
  • 40% reclamam estar otimistas quanto ao futuro
  • 19% planejam comprar um imóvel nos próximos 12 meses
  • 9,5% milhões pretendem comprar um carro  nos próximos 12 meses
  • 65% planejam o que comprar
  • 67% procuram informações sobre nutrição
  • 28% acessam os sites de relacionamento na internet
  • 41% se dizem receptivos à propaganda
  • 23% falam mais de um idioma
  • 82% consideram a fé importante

Nenhum comentário:

Postar um comentário