quarta-feira, 30 de março de 2011

Técnica especial de fertilização pode ser realizada com homens soropositivos

Homens que possuem o vírus do HIV já podem sonhar com a paternidade. Alguns estudos comprovaram a eficácia da técnica que utiliza sêmen de soropositivos em fertilizações em mulheres que não possuem o vírus.
Esse método consiste em ‘lavar’ os espermas antes da fertilização, o que barra a transmissão do vírus fazendo com que os filhos nasçam sem nenhum tipo de contaminação.
“Para que o procedimento seja bem sucedido, é necessário que a mulher tome hormônios para superestimular a produção de óvulos. É importante também que o homem já esteja tomando o coquetel contra AIDS rigorosamente, além de ter um bom sistema imune e carga viral indetectável no sangue”, explica Philip Wolf, embriologista e diretor da clínica Genics Reprodução Humana e Genômica de São Paulo.
O processo de ‘dupla lavagem’ também pode ser realizado quando a mulher é soropositiva e o homem não e, nesses casos, o processo é mais simples. “Quando é a mulher que tem o vírus basta inseminá-la com o esperma saudável do parceiro e acompanhar a gravidez para evitar a transmissão do vírus ao feto, chamada transmissão vertical”, explica Wolff.
Nesses casos, os especialistas indicam que o parto ideal seja a cesárea e que o bebê receba a droga AZT nos três meses primeiros de vida, além de não ser amamentado pela mãe evitando qualquer possibilidade de contaminação. “Essa não é uma técnica recente, mas o estudo comprova sua eficácia em grande escala. Temos certeza que com ela, os portadores de HIV se sentirão mais tranquilos na hora de realizar a fertilização”, explica Philip.
Especializada em reprodução humana, a Clínica Genics tem profissionais capacitados para realizar esse e outros tipos de procedimentos que envolvem a fertilização.
 
Fonte: Time Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário