terça-feira, 19 de abril de 2011

Pesquisa revela que os homens brasileiros estão acima do peso

A obesidade já é considerada uma epidemia no Brasil. Dados divulgados ontem, dia 18 de abril, pelo Ministério da Saúde, revelaram que nos últimos cinco anos o País ganhou 11 milhões de pessoas com excesso de peso.
De acordo com a pesquisa VIGITEL (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico), 48,1% da população brasileira está acima do peso e 15% são obesos. Há cinco anos a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade. “O Brasil sempre foi um País reconhecido pelo trabalho de erradicação da fome, da luta pela desnutrição, mas agora temos que focar na obesidade ou caso contrário alcançaremos números alarmantes, como apresentados nos EUA, num curto período”, diz o cirurgião especialista em obesidade Dr. Roberto Rizzi.
Entre os homens 52,1% estão acima do peso, já entre as mulheres a proporção é de 44,3%. No ano de 2006 a mesma pesquisa apontou excesso de peso em 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres.
“Temos vários estudos científicos que comprovam os danos que a obesidade causa para a saúde do coração. O alargamento do átrio esquerdo aumenta o risco de arritmia cardíaca e fibrilação atrial. A alteração no ventrículo esquerdo faz com que o coração utilize mais força para conseguir bombear o sangue, podendo causar insuficiência cardíaca. Ou seja, é mais uma constatação de que o excesso de peso é bastante nocivo para o coração.” diz Dr. Rizzi.

Fonte:Maxpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário