terça-feira, 26 de abril de 2011

Saúde bucal na infância

A proporção do número de crianças de 12 anos livres de cáries no Brasil aumentou de 31% para 44% nos últimos sete anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde. Isso significa que 1,4 milhão de crianças não possuem dentes cariados atualmente.

O levantamento aponta, ainda, que houve uma redução de 26% das cáries entre crianças de 12 anos em relação a 2003, quando foi realizado o primeiro levantamento. Entre adolescentes, houve diminuição de 30% no índice de dentes cariados, perdidos e obturados (chamado de CPO) entre 2003 e 2010, representando que 18 milhões de dentes deixaram de ser afetados.
  
Segundo o odontopediatra e professor universitário Luis Fernando Medeiros, os cuidados devem começar mesmo antes do nascimento, ainda na gestação. “O desenvolvimento do paladar está ligado à dieta da gestante, por isso, o consumo exagerado de açúcar pela mãe desperta o gosto por alimentos açucarados na criança. Além disso, a alimentação balanceada da mulher durante a gestação com carnes, frutas, verduras, cereais, leite e seus derivados é importante para o bom desenvolvimento dos dentes do bebê”.

No primeiro ano de vida, a amamentação é primordial não só pelo aspecto nutricional e afetivo, mas também por ser um ato que estimula o desenvolvimento correto da face, prevenindo problemas de oclusão (mordida). Também, nos primeiros doze meses é recomendado o início das visitas ao dentista.

Com o nascimento dos primeiros dentinhos, é hora de retirar gradativamente a mamadeira e introduzir alimentos sólidos na dieta, que incentivam os movimentos mastigatórios.

Quando surgem os dentes posteriores, é recomendável o uso de escovas dentais massageadoras.  Em crianças até os cinco anos, o flúor é determinante para impedir lesões de cárie. Ainda nesta fase, a escovação deve ser supervisionada por um adulto, que deverá colocar uma pequena quantidade de creme dental na escova (proporcional a um grão de arroz) no sentido transversal às cerdas.


Fonte: Porta-Voz Comunicação Estratégica

Nenhum comentário:

Postar um comentário