quarta-feira, 5 de outubro de 2011

9 de outubro: Dia Nacional de Combate ao Olho Seco



A Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) realiza no dia 09 de outubro, domingo, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Olho Seco, a 1ª Caminhada do Olho Seco, a partir das 10h, no Parque do Ibirapuera. Além da distribuição de camisetas promocionais, a APOS montará um quiosque onde os médicos oftalmologistas da associação estarão presentes para esclarecer dúvidas sobre a Síndrome do Olho Seco e falar dos novos tratamentos desenvolvidos para a doença, que é cada vez mais comum nas grandes cidades.

O Olho Seco é uma doença crônica caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea, o que facilita o aparecimento de lesões. Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia.

A doença está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, computador), trauma (queimaduras térmica e química), doenças reumatológicas, alguns medicamentos, idade avançada, uso de lentes de contato, menopausa nas mulheres e doenças do sistema imunológico (Penfigóide, síndrome de Stevens-Johnson). Quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até a perda da visão.

Fonte: Via Expressa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário