sexta-feira, 7 de outubro de 2011

São Paulo recebe campanha contra AVC

Nos próximos sábados, 08 e 15 de outubro, crianças com anemia falciforme de São Paulo poderão fazer exames gratuitos de prevenção ao AVC. A campanha DTC contra AVC” acontecerá no Hospital Infantil Candido Fontoura, na Água Rasa.

A anemia falciforme é uma doença hereditária que provoca a malformação das hemácias (glóbulos vermelhos), que tomam uma forma semelhante a foices, característica que deu nome a doença. Com este formato, com menor ou maior severidade, o transporte de oxigênio fica deficiente.

A campanha teve início em maio deste ano e já passou por diversas cidades do país, contabilizando mais de 1.000 exames realizados até este mês. Para a prevenção, basta realizar o Doppler Transcraniano (DTC), um exame que identifica os riscos das crianças com a doença a terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva.

As crianças de São Paulo farão o DTC gratuitamente, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas. Para o agendamento, é necessário a carteirinha do SUS e o documento de identificação do responsável, e deve ser realizado com antecedência no Hospital Infantil Candido Fontoura. A previsão é que nesta etapa 70 crianças, entre 02 e 16 anos, sejam atendidas.

Fonte: Parágrafo Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário