segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Traqueia criada em laboratório

A revista científica The Lancet revelou que, pela primeira vez, pesquisadores conseguiram criar um órgão a partir de células-tronco do próprio paciente. Quem se beneficiou do procedimento foi um homem de 36 anos, que sofria de um tipo incurável de câncer de traqueia. Andemariam Teklesenbet Beyene, da Islândia, recebeu o transplante em junho, no Hospital da Universidade Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

Beyene tinha um tumor que começou com 5cm até atingir o tamanho de uma bola de golfe. Com isso, ele não conseguia mais respirar sozinho. Devido à localização e à extensão da doença, que já atingia os brônquios, não era possível remover apenas o câncer. A quimioterapia e a radioterapia foram aplicadas, mas sem sucesso. O professor Paolo Macchiarini, que já havia feito um transplante de traqueia — mas usando tecidos de outro doador —, percebeu que a única chance de Beyene seria uma cirurgia até então inédita.

O médico moldou a traqueia do paciente, extraiu células-tronco indiferenciadas da medula óssea de Beyene e estimulou o material a se diferenciar em células próprias do órgão respiratório. As células foram cultivadas dentro do molde e, em 36 horas, a nova traqueia de Beyene estava pronta. O paciente passou por uma delicada cirurgia, de extração e reposição do órgão. Cinco meses depois, leva uma vida normal, de acordo com Macchiarini.

O tratamento sueco é uma das primeiras demonstrações do uso prático de células-tronco adultas. Até agora, a terapia havia sido usada apenas para regenerar ossos e músculos, mas jamais um órgão havia sido totalmente criado fora do corpo do paciente, a partir de suas próprias células. “Isso não só significa que não há risco de rejeição e que a pessoa não vai ficar eternamente em uma fila, esperando um doador. Mostramos que é possível fabricar um órgão sob medida”, comentou Macchiarini, em entrevista ao jornal El País. (PO).

Fonte: Correio Braziliense – Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário