segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como está a ergonomia do seu corpo?



Um dos tipos de dor mais prevalentes na população mundial é a muscular. Alterações nos hábitos de vida, tais como o uso abusivo do computador, a permanência excessiva no trânsito, o estresse e o sedentarismo têm contribuído para o aumento dos casos. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que 80% da população mundial sofrem, pelo menos uma vez na vida, de dor nas costas, sendo os problemas posturais uma das causas mais comuns.

Andar, sentar, dirigir ou usar o computador com a postura incorreta pode resultar em doenças como a Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM), um tipo de Dor Músculo Esquelética (DME), que pode ser aguda (não frequente) ou crônica. Pessoas afetadas pelo problema podem ter alterações no sono, fadiga e intolerância a exercícios físicos.

As DME podem ser ocasionadas por traumas, processos inflamatórios, lesões por esforço excessivo, sobrecargas mecânicas, lesões traumáticas não tratadas adequadamente, entre outros. Mas a principal causa está relacionada aos vícios de postura. De acordo com o médico fisiatra, Patrick Stump, do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), as atitudes escolióticas (desvio da coluna para um dos lados), a lordose lombar (“bumbum empinado”) e a cifose (encolhimento dos ombros) são os mais comuns.

Alguns tratamentos


1. Exercícios terapêuticos: precisam ser individualizados para serem efetivos. As atividades exigem uma série de cuidados para serem exercidas com segurança e este princípio deve nortear todas as orientações para prevenção e tratamento da dor. Se um indivíduo usar o corpo de forma inadequada repetidamente e por longos períodos poderá desenvolver dor crônica.

2. Alongamento individualizado: programa único indicado por um profissional qualificado, que deve ser realizado a qualquer hora do dia, respeitando as necessidades individuais, não devendo, portanto, ser indicado de forma generalizada.



3. Dirigir: sentar apoiado sobre os ísquios (osso que constitui a zona inferior do quadril); Manter as curvaturas normais da coluna vertebral, sem deslocar a pelve (bacia) para trás ou para frente, o assento deve estar elevado nos carros que tenham este recurso; o encosto deve estar a 90º em relação ao assento.

5. Dormir: de lado com os braços e as pernas paralelos; usar travesseiro com 1,60cm de comprimento por 0,50cm de largura entre os braços e pernas para evitar o desconforto e auxiliar na permanência adequada da postura etc..
6. Sapatos: flexíveis, que promovam absorção de impacto, ventilação, que não estejam apertados ou com folga e que não tenham saltos são os mais indicados para auxiliar na manutenção de uma boa postura durante caminhadas.


Fonte: XPress Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário