terça-feira, 3 de janeiro de 2012

4 de janeiro, Dia Mundial do Braille



Baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o Sistema Braille permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática. Esse sistema adapta-se perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque.

Foi graças ao francês Louis Braille, nascido em 4 de janeiro de 1809, que as pessoas cegas puderam beneficiar-se da escrita e da leitura. Uma das maiores imprensas braille do mundo em capacidade produtiva, a Fundação Dorina produziu em 2011 mais de 270 novos títulos em braille, que totalizaram mais de 90 mil exemplares distribuídos para cerca de 2.000 organizações e para todas as 5.000 bibliotecas públicas municipais do país, uma iniciativa pioneira na história da instituição.

A Fundação Dorina oferece ainda para crianças e jovens com deficiência visual o programa de educação especial destinado a enriquecer o seu processo de desenvolvimento, incentivando sua aprendizagem e inclusão em escolas regulares por meio de aulas de braille, orientação e mobilidade, atividades da vida diária, entre outros atendimentos terapêuticos.

A cada semestre a instituição realiza cursos de capacitação para professores. Neste ano, as atividades iniciam com o curso “Braille para Educadores - Apoio Essencial em Sala de Aula”, de 16 a 20 de janeiro de 2012, das 8h00 às 12h00.

Dados do IBGE:
Segundo os novos dados do censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste mês, existem no Brasil 6.585.308 pessoas com deficiência visual. Deste total, 582.624 pessoas possuem cegueira e 6.056.684 possuem baixa visão. O número representa 3,5% dos brasileiros, ou seja, a deficiência com maior incidência na população do país. A pesquisa revela ainda que 23,91% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

Fonte: Daniela Santos Coutelle

2 comentários: