segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Idosos são beneficiados pelo cão terapeuta



Alegria e descontração são alguns dos sentimentos despertados por Shiva, uma cadela da raça labrador de 11 meses. O cão foi recentemente apresentado a alguns idosos do Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIAI), localizado em São Paulo, com o objetivo de melhorar e ajudar o dia a dia dos moradores. A ideia é que cerca de 70 pessoas do CIAI, que são independentes, semi-dependentes, dependentes, possam se relacionar e serem ajudadas pelo cão terapeuta.

Para conviver com os idosos, Shiva está sendo adestrada. Mas o treinamento não tem o objetivo de ensinar o animal a fazer acrobacias, a intenção é torná-lo apenas sociável.

Todo o processo de adestramento dura cerca de nove meses. Num primeiro momento, o cachorro é orientado para ser sociável com outros animas, e, na sequência, é apresentado às pessoas e aos objetos. “A convivência com os cães terapeutas, auxiliadas por um psicólogo ou terapeuta ocupacional, podem trazer benefícios como alongamento, reavivar a memória, para o tratamento de pessoas de todas as idades e com as mais variadas doenças”, conta o adestrador Antônio Marcos de Lima, do Centro de Treinamento de Cães para Terapia/Cães Assistentes, em São Roque.

Mesmo com algumas visitas do cão assistente, os cuidadores já perceberam o bem-estar e a alegria no comportamento dos pacientes. “A interação entre o cão e o idoso faz toda a diferença. O cão não tem preconceitos, não discrimina ninguém. O animal fica perto, dá atenção para quem estiver disposto a interagir com ele. Além disso, os idosos se lembram dos animais que tiveram e contam suas histórias. É assunto pra um dia inteiro”, fala a terapeuta ocupacional do CIAI, Paula Amaral.

Fonte: Conecte Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário