terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pesquisa diz que intenção de compra dá os primeiros sinais de redução

O índice de consumidores que pretendem comprar no primeiro trimestre de 2011 sofreu uma redução de 4,4 pp. em relação ao quarto trimestre do ano passado (2010). O percentual caiu de 76,2% no quarto trimestre de 2010 para 71,8% no primeiro trimestre de 2011. É o que revela a “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo”, realizada pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

Em relação a igual trimestre do ano passado a redução da intenção de compra foi mais acentuada. No primeiro trimestre de 2010 registrou-se uma intenção de compra de 77,2%. Houve, portanto, uma queda 5.4 pp.

A amostra, feita com 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a dez categorias de produtos (Linha Branca, Eletroeletrônicos, Telefonia e Celulares, Informática, Automóveis e Motos, Cine e Foto, Material de Construção, Cama, Mesa e Banho, Móveis e Eletroportáteis) e avalia a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.

Dentre as categorias analisadas, o item "Eletroeletrônicos" desponta como o de maior intenção de compra com um percentual de 12,4%, seguido pela categoria "Material de Construção", com 10,2%. Em terceiro lugar, ficaram "Informática" e "Telefonia e Celulares", ambos com 9,8%. 

A pesquisa apontou uma pequena alta na Intenção de Compras pela Internet do quarto trimestre do ano passado para o primeiro trimestre de 2011. A intenção de compra que era de 87,5% passou para 90%.

Fonte: Fran Press



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