segunda-feira, 18 de julho de 2011

Livro reúne histórias escritas por autores-mirins

Contos de fadas, lendas e histórias inusitadas, como “O Fantasma do Shopping de Santa Bárbara”, “O tigre comilão”, “Berlarmino e suas piadas” fazem parte da 2º Edição do livro Letra Viva, da Editora Adonis.

A obra conta com 97 histórias de alunos,c om idade entre 6 e 12 anos, do Colégio Visconde de Porto Seguro e de outras 29 escolas públicas e privadas de diversas cidades do interior de São Paulo.

A ideia do Letra Viva surgiu a partir do projeto “Como nasce um Livro”, desenvolvido pela gráfica e Editora Adonis, que tem como objetivo levar alunos de escolas interessadas para visitar a editora e entender o processo de produção de um livro, como a criação, diagramação, fotolito e impressão. Na visita, as crianças conversam com um escritor, conhecem a gráfica e as máquinas onde são impressos os livros. Ao final, eles ganham um encarte com folhas em branco para produzirem textos com tema livre, que posteriormente são enviados pelas escolas parcerias a editora.

Em 2010, cerca de 10 mil alunos visitaram a editora para conhecer o processo de criação de um livro. Desse total, 5 mil enviaram textos para o projeto. A seleção dos textos foi feita em parceria com educadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O projeto ganhou força e este ano a Editora duplicou para 2 mil o número de exemplares.

Segundo Patricia Aquino, coordenadora pedagógica do Letra Viva, nessa segunda edição do livro os alunos se mostraram mais autônomos para escrever as histórias. “Tivemos um aumento significativo no número de inscrições e outro fator positivo foi perceber a redução da intervenção dos adultos nos textos. Com certeza, a visita deles à editora ajudou nessa mudança, pois desmistificou a figura do escritor e mostrou que é possível sonhar com essa profissão tão fascinante”, conclui.

Fonte: A4 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário