quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mercado farmacêutico investe apenas 10% do faturamento em pesquisa


Em 2010, o mercado farmacêutico brasileiro faturou mais de R$ 36 bilhões. Apenas neste primeiro semestre de 2011, foram cerca de R$ 20 bi, representando um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2010, segundo levantamento da Sindusfarma. “As projeções tanto para o varejo como para a indústria do país são excelentes, mesmo frente à instabilidade da economia internacional”, afirma Danieli Junco, diretora da Injoy Blend, consultoria de gestão e marketing na área da saúde.

Mas apesar do cenário do cenário promissor, a especialista alerta que o investimento em pesquisa e desenvolvimento deve acompanhar o atual ritmo de crescimento. Em 2009, o setor farmacêutico nacional destinou aproximadamente R$ 4 bilhões para pesquisa, marketing e lançamento de novos produtos. “Em relação ao faturamento do ano foi um investimento de 10%, que ainda é baixo. A média de países como os EUA, que lideram grande parte do mercado, é algo em torno de 20%, ou seja, o dobro”, compara.

A pesquisa de mercado em especial, continua a executiva, possibilita a análise da qualidade de produtos e serviços e é essencial para nortear as decisões da empresa. “É um mercado que traz consigo uma imensa responsabilidade, que pode levar bem estar a um consumidor específico. Dessa maneira, cada informação precisa ser subsidiada por conhecimento técnico e científico. Além disso, o entendimento e identificação dos padrões de comportamento do consumidor são importantes para definir as estratégias mercadológicas”, diz.

Ainda de acordo com ela, a área da saúde é bastante competitiva e quanto maior o nível de informação, melhores as chances de se destacar no mercado. “As grandes redes no varejo, as companhias internacionais na indústria e mesmo os medicamentos genéricas acirram a concorrência. Por isso, inovação sempre foi - e continuará sendo - a palavra de ordem para o setor. Mas é um item que depende necessariamente de elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O Brasil precisa se adequar a essa exigência”, resume.

Fonte: AI Injoy Blend

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