quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prêmio Esso de jornalismo anuncia vencedores de 2011

Os jornalistas Andreza Matais, José Ernesto Credendio e Catia Seabra, autores da série de reportagens O PATRIMÔNIO E AS CONSULTORIAS QUE DERRUBARAM PALOCCI, foram os grandes vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo 2011. Examinados sucessivamente por duas comissões de julgamento em três etapas, os trabalhos publicados na FOLHA DE S. PAULO revelaram que o mais importante ministro do início do governo Dilma Rouseff havia montado uma empresa de consultoria e ficado milionário durante o mandato como deputado federal e coordenador da campanha presidencial. O trabalho repercutiu nas mais importantes emissoras de rádio e TV do País e também na imprensa internacional, resultando na queda do ministro.

Patrocinado pela ExxonMobil, o Prêmio Esso de Jornalismo chegou em 2011 à sua 56ª edição consecutiva comemorando um número recorde de trabalhos – foram 1.272 no total – e com duas grandes inovações: as inscrições e julgamento online, que possibilitaram uma economia de uma tonelada de papel; e a introdução da categoria Educação, pela primeira vez em sua história.

Além do prêmio principal e do Prêmio Esso de Telejornalismo, os vencedores de outras 12 categorias de mídia impressa tiveram seus nomes escolhidos pelas comissões de premiação no dia 10 de novembro. Os premiados serão homenageados no dia 1º de dezembro de 2011, durante um jantar no Rio de Janeiro.

Os vencedores tiveram seus trabalhos indicados após a avaliação dos jurados de uma relação de 70 finalistas previamente selecionados de um total de 1.272 trabalhos inscritos, sendo 604 reportagens e séries de reportagens; 169 trabalhos fotográficos; 211 trabalhos de criação gráfica em jornal; 58 trabalhos de criação gráfica em revista e 140 primeiras páginas de jornal, além de 90 trabalhos de telejornalismo.

Fonte: RP Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário